O sul do Brasil tem recebido, há cerca de cinco anos, uma grande leva de imigrantes vindos principalmente do Haiti e de países africanos. Inicialmente, estes estrangeiros chegavam ao país solicitando refúgio, mesmo que não se enquadrassem, segundo as leis nacionais e internacionais, em tal condição. Já os venezuelanos que têm cruzado a fronteira nos últimos meses contam com esse status, o mesmo concedido aos sírios que fogem da guerra em seu país e aos palestinos que escapam do conflito étnico em sua terra natal. O que, então, garante essa classificação?
O refúgio tem diretrizes globais definidas e é regulado pela entidade internacional ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. A instituição lançou uma campanha internacional pedindo ajuda para os venezuelanos, ressaltando que mais de 1,5 milhão de mulheres, homens e crianças vulneráveis foram obrigados a deixar suas casas. “A cada dia, milhares de pessoas são obrigadas a fugir da Venezuela em busca de assistência humanitária e proteção internacional. A situação instável, falta de alimentos e remédios, e a violência estão fazendo com que essas pessoas não tenham outra alternativa a não ser deixar tudo para trás”.
Leia matéria completa:
https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/geral/2018/09/refugiados-ou-imigrantes-entenda-diferencas-entre-venezuelanos-e-outros-estrangeiros-que-chegam-ao-pais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário